Conselhos, Diretoria e Comitês

Conselho de Administração

Nome Cargo
Bruno Soares Uchino Presidente

O Sr. Bruno Soares Uchino é Presidente do Conselho de Administração desde julho de 2022 e membro efetivo desde novembro de 2017. É sócio da Essentia Partners, tendo mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações de dívida e direito societário. Entre 2011 e 2017 foi sócio sênior Olímpia Partners e da G5 Evercore, liderando diversas operações relevantes e coordenando a equipe de assessoria estratégica. Antes de se juntar à G5 Evercore, o Sr. Uchino atuou pelo escritório Bulhões Pedreira, Bulhões Carvalho, Piva, Rosman e Souza Leão Advogados, especializado em direito societário, tributário e M&A. Ocupou ainda cargos no Grupo Royal Dutch Shell e na Oi Telecom, além de ter ocupado os cargos de membro do Conselho de Administração da Companhia de Hotéis Palace e do Conselho Fiscal da Patrimóvel Consultoria de Imóveis S.A. Graduado em Advocacia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Barsi Filho Vice-Presidente

O Sr. Luiz Barsi Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia desde novembro de 2017 e vice-presidente. É membro do Conselho de Administração da Eternit eleito em abril de 2015 e membro do Conselho Consultivo desde 2016. Foi membro do Conselho de Administração da Eternit S.A de 2008 a 2014. É membro do Conselho Regional de Economia – Secção São Paulo. Foi editor de Economia e Mercado de Capitais do Jornal Diário Popular, Diretor da Ordem e Sindicato dos Economistas de São Paulo, Membro do Conselho Fiscal da Comgás, quando ainda controlada pela Prefeitura de São Paulo, Diretor de Mercado de Capitais da Revista Marketing, Membro do 2º Tribunal de Júri de São Paulo, Analista de Mercado de Capitais da Fundação CESP e atualmente é Consultor Independente de Investimentos. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha e em Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo.

João Guilherme de Andrade Só Consiglio Conselheiro

O Sr. João Guilherme de Andrade Só Consiglio é Conselheiro de Administração desde novembro de 2017. É Coordenador do Comitê de Auditoria desde 13 de julho de 2022. Trabalhou no mercado financeiro e como economista por mais de 25 anos. Foi Vice-Presidente Executivo do Banco Santander (Brasil) e membro do Comitê Executivo do banco no Brasil por 7 anos, responsável pelos negócios com grandes clientes corporativos (Corporate). Foi também Diretor de Produtos do ABN AMRO/ Banco Real e trabalhou na área de Desenvolvimento Corporativo, liderando aquisições e desinvestimentos do banco no Brasil, atuou em Private Equity e operações de Mercado de Capitais. Antes de entrar no mercado financeiro foi Economista no Grupo Bunge. Participou em vários Conselhos de Administração como: Banco Renault (Banco RCI Brasil SA), CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), Cia Brasileira de Soluções e Serviços (antiga Visa Vale, hoje Alelo), entre outros. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com post-laurea pela Universidade Degli Studi di Genova, Itália.

Sérgio Machado Terra Conselheiro

O Sr. Sérgio Machado Terra é Conselheiro de Administração desde julho de 2022. É sócio fundador do Terra Tavares Ferrari Elias Rosa Sociedade de Advogados, responsável pela condução jurídica de questões empresariais complexas, arbitrais e judiciais. Possui, também, experiência como árbitro, atuando em tribunais constituídos junto às principais câmaras de arbitragem do Brasil. Sérgio Terra é bacharel em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro (1993) e foi professor do programa de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas.

Vitor Manuel Cavalcanti Mallmann Conselheiro

O Sr. Vitor Manuel Cavalcanti Mallmann é membro do Conselho de Administração da Companhia desde julho de 2020. Ocupa a posição de Diretor Financeiro, Relações com Investidores e Recursos Humanos na Eternit desde 2018. Foi presidente da Quattor entre 2008 e 2010 e vice-presidente e diretor de Relações com Investidores da Unipar entre 1998 e 2008. Entre 1998 e 2008, também foi membro dos conselhos de administração da Petroquímica União, Carbocloro, Deten, Polibutenos, Petroflex e Rio Polímeros.

Louise Barsi Conselheira

A Sra. Louise Barsi é Conselheira de Administração efetiva desde 2024, tendo sido conselheira de administração suplente da Companhia desde abril de 2018. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, é pós-graduada em Mercado de Capitais, com pós-MBA na Saint Paul Escola de Negócios no Advanced Boardroom Program for Women. É investidora profissional, analista CNPI Independente e sócia-fundadora da Edtech Ações Garantem Futuro (AGF). Tem mais de 7 anos de experiência em governança corporativa, atuando hoje como Conselheira de Administração na Eternit S.A., membro do Comitê de Auditoria Estatutário do IRB RE e Conselheira Fiscal da Klabin S.A . Teve passagem pelo Conselho Fiscal do Banco Santander, AES Brasil, AES Tietê, Enel e Unipar Carbocloro.

Diretoria Executiva

Nome Cargo
Rodrigo Cannaval Diretor Presidente

O Sr. Rodrigo Cannaval é Diretor Presidente da Companhia desde abril de 2024. Em fevereiro de 2020 foi eleito Diretor da Companhia atuando como Diretor Executivo Industrial. Atuou no Grupo BASF entre 2002 e 2020 ocupando as seguintes posições: foi Vice-Presidente do Complexo Industrial de Tarragona (Espanha) entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2020, foi Diretor de Operações & Manufatura em Agroquímicos (Espanha) entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018 e Diretor de Operações e Manufatura para América Latina entre abril de 2012 e outubro de 2017, além de ter ocupado posições de Gerente de Negócios, Gerente de Projetos, Gerente de Planta (França) e Engenheiro de Produção e Processos. Formou-se em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (campus Lorena), com pós-graduação em engenharia de produção pela UNESP e MBA em Marketing pela IBE-FGV Campinas.

Alexandre Jerussalmy Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

O Sr. Alexandre Jerussalmy é Diretor sem designação específica da Companhia desde abril de 2024 e atua como Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores. Possui mais 25 anos de carreira, com atuação em grandes empresas no Brasil e no mercado internacional, como Braskem, Braskem Idesa, consórcio Etileno XXI, Archer Daniels Midland e Bank Boston, além de integrar o Conselho de Administração da Wise Reciclagem Plástica e da Refinaria de Petróleo Riograndense S.A. O Sr. Jerussalmy é formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), tendo cursado MBA Executivo em Finanças pelo Insper.

Alexandre de Castro Diretor Comercial

O Sr. Alexandre de Castro é Diretor sem designação específica da Companhia desde fevereiro de 2024 e atua como Diretor Executivo Comercial, tendo atuado como Diretor de Negócios e Diretor Comercial de PVC não estatutário desde abril de 2020. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de já ter integrado o Programa de Formação para Líderes Globais, da Fundação Dom Cabral (FDC). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria química, tendo exercido funções na Braskem e Dow Chemical.

Conselho Fiscal

Nome Cargo
João Cláudio Zola Presidente

O Sr. João Cláudio Zola é Conselheiro Fiscal (titular) da Companhia desde abril de 2009. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Carbocloro até fevereiro de 2013. Foi presidente do Conselho Fiscal da Vila Velha S.A. Foi membro titular do conselho fiscal da Quattor Participações S.A, Quattor Petroquímica S.A, Quattor Química S.A e Rio Polímeros S.A., de 2008 a 2010. Exerceu na Companhia, no período de 1976 a 2008, os cargos de Contador, Gerente de Contabilidade e Gerente de Controladoria, respectivamente. É Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Contábeis com Pós Graduação em Administração de Empresas.

Julio Cesar de Barros Suplente

O Sr. Julio Cesar de Barros é Gerente de Projetos da Stefanini IT Solutions, atuando pela mesma nas seguintes empresas: Techin Engenharia; John Deere; TE Eletronics; DPPR – Defensoria Pública do Estado do Paraná; International Meal Company; Veyance Goodyear e Louis-Dreyfus Commodities.

Silvio de Sousa Pinheiro Conselheiro Efetivo

O Sr. Silvio de Sousa Pinheiro é Conselheiro Fiscal (efetivo) desde abril de 2019. Foi Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre dezembro/2016 e dezembro/2018; Secretário de Urbanismo do Município de Salvador (BA) de janeiro/2014 a maio/2016 e Superintendente de Controle e Ordenamento e Uso do Solo do Município de Salvador entre janeiro/2013 e dezembro/2014. Integrou o Grupo Unipar de maio/2011 a set/2016, como conselheiro fiscal e de administração. Sócio fundador do Escritório de Advocacia Humildes, Pinheiro, Lopes, Rosa e Caribé Advogados Associados. É formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 2001.

Bruno Tommasi Costa Caribé Suplente

Atuante em Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Público. Pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Civil e de Consumidor pela Faculdade Jorge Amado/Podium. Membro da Associação Brasileira de Advogados de Empresas de Consórcio (ABAEC). Ex-Secretário Jurídico da Câmara Municipal de Salvador – BA. Ex-Procurador Chefe da Fundação Cosme de Farias (vinculada à Câmara Municipal de Salvador – BA).

Clovis Hideaki Ikeda Conselheiro Efetivo

O Sr. Clovis Hideaki Ikeda é Conselheiro Fiscal (titular) da Companhia desde abril de 2018. Possui mais de 25 anos de experiência em instituições financeiras como Santander, Safra, ABN AMRO Real, ING Barings, Chase e Citibank. Experiência na gestão do produtos ativos locais e internacionais, cash management e custódia qualificada. Experiência de 20 anos em originação e execução de operações de Banco de Investimento nos setores elétrico e infraestrutura. É membro do Conselho de Auto Regulação de Serviços Qualificados (ANBIMA). É membro do Comitê de Produtos Bancários PJ (Febraban). É Sócio Gerente da Olimpia Partners desde 2016. Foi Diretor International de Trade Finance & FX no Banco Safra entre 2014 e 2016. Foi Diretor de Produtos e Novos Negócios em 2014 no Banco Fibra. Foi Diretor Executivo de Produtos Transacionais do Banco Santander entre 2009 a 2013. Foi membro do Conselho da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) entre 2010 e 2013. Graduado em Administração em 1984 pela Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em Finanças pela Universidade de São Paulo (1988). Possui Certificado do Programa Avançado de Finanças pelo London Business School (1998) e MBA Executivo pela Insper em 2003.

Mariana Guarini Berenguer Suplente

A Sra. Mariana Guarini Berenguer é Conselheira de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e também membro do Comitê de Governança do Museu. Foi Presidente do MAM-SP entre abril de 2019 a abril de 2021. A Sra. Mariana é também membro do WCD, com formação no Curso para Conselheiros do IBGC. Possui graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EASP); sendo pósgraduada em Administração de Empresas pela FGV-EASP e em Legislação de Títulos e Valores Mobiliários pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mariana atuou como advogada e consultora em direito societário e empresarial e desenvolveu grande parte de sua carreira no setor jurídico bancário onde alcançou a Diretoria Jurídica do Banco de Atacado e Coordenação Jurídica na América Latina do Banco ABN AMRO S.A. Desde maio de 2021, é membro do grupo Grupo de Art Economics do FGVInvest, contribuindo com os projetos educacionais, orientação dos pesquisadores e o esforço de pesquisa do grupo. A Sra. Mariana vem também participando, como convidada especial em várias das edições do Curso de Economia do Mercado da Arte, ministrado na graduação da Escola de Economia de São Paulo de FGV EESP.

Felipe Camera Ruiz Conselheiro Efetivo

O Sr. Felipe Ruiz é Conselheiro Fiscal da Companhia desde em julho de 2020. Sócio da RZ Par desde 2019 e sócio-fundador do Ações Garantem o Futuro. É membro do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Graças desde 2010 e membro do IBGC desde 2018. Atuou como Diretor de Sales & Marketing para América do Sul no Burger King Corp. entre 2014 e 2018, tendo, também, ocupado posições na Advent International, Booz Allen Hamilton, Icatu Vanguarda, General Motors, Mercedes-Benz do Brasil e Daimler AG. É formado em engenharia industrial pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, com MBA pelo Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management

Paulo Roberto Bellentani Brandão Suplente

O Sr. Paulo Roberto Bellentani Brandão é conselheiro fiscal (suplente) da Companhia desde 2024. É Advogado Societário – Sócio da Alves Ferreira & Mesquita Sociedade de Advogados – banca de advogados reconhecida pela atuação no Mercado de Capitais e variadas operações societárias. Amplo conhecimento nas normas da CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Atuações em Conselhos Fiscais de grandes Companhias. Graduado em Direito pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas – GV Law em Estruturas e Operações Empresariais, turma de 2018. Curso de Mercados de Capitais GV Law, turma de 2012. Membro da Comissão de Comunicação e Mercado de Capitais do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Membro Suplente do Conselho Fiscal da Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Paulo Henrique Zukanovich Funchal Conselheiro Efetivo

O Sr. Paulo Henrique Zukanovich Funchal é Conselheiro Fiscal (titular) da Companhia desde abril de 2018. É sócio líder da área de Fusões e Aquisições da Grant Thornton desde Abril de 2015 e Membro do Conselho Fiscal da Eternit desde 2017. Foi Gerente de Project Finance do Banco Itaú em 2000, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Elucid Group em 2003 e Diretor Geral da ARMATEK em 2014. Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1994, em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP em 2003 e Mestre em Economia da Energia pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP em 2008.

Aloísio Macário Ferreira de Souza Suplente

O Sr. Aloísio Macário Ferreira de Souza é Conselheiro Fiscal (suplente) da Companhia desde abril de 2021. É Bacharel em Ciências Contábeis e possui MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimentos pela Universidade Corporativa do Citibank -EUA, MBA em Avaliação de Empresas – LLM Inteligência Empresarial e MBA em Previdência Complementar – Coopead/UFRJ. O Sr. Aloísio é Conselheiro Fiscal e de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi Vice-Presidente de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da USIMINAS, Coordenador do Capítulo Rio do IBGC, Gerente de Governança Corporativa e Participações Minoritárias da PREVI, Gerente de Divisão de Análise e Avaliação de Ativos da BB DTVM, Assessor na área internacional do Banco do Brasil, Conselheiro de Administração da Usiminas e CPFL Energia e Conselheiro Fiscal da Eternit, Eletrobras, CELESC e Ambev. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Banco do Brasil.

Comitê de Auditoria

Nome Cargo
João Guilherme de Andrade Só Consiglio Coordenador

O Sr. João Guilherme de Andrade Só Consiglio é Conselheiro de Administração desde novembro de 2017. É Coordenador do Comitê de Auditoria desde 13 de julho de 2022. Trabalhou no mercado financeiro e como economista por mais de 25 anos. Foi Vice-Presidente Executivo do Banco Santander (Brasil) e membro do Comitê Executivo do banco no Brasil por 7 anos, responsável pelos negócios com grandes clientes corporativos (Corporate). Foi também Diretor de Produtos do ABN AMRO/ Banco Real e trabalhou na área de Desenvolvimento Corporativo, liderando aquisições e desinvestimentos do banco no Brasil, atuou em Private Equity e operações de Mercado de Capitais. Antes de entrar no mercado financeiro foi Economista no Grupo Bunge. Participou em vários Conselhos de Administração como: Banco Renault (Banco RCI Brasil SA), CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), Cia Brasileira de Soluções e Serviços (antiga Visa Vale, hoje Alelo), entre outros. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com post-laurea pela Universidade Degli Studi di Genova, Itália.

Humberto Rapussi Secretário

O Sr. Humberto Rapussi exerce o cargo de Auditor na Companhia desde 01 de outubro de 2015. É membro do Comitê de Auditoria, eleito em dezembro de 2015 e reeleito em maio de 2016. É membro do Comitê de Ética desde dezembro de 2015. Foi Gerente de Auditoria e Risco da Lenovo de abril de 2015 a setembro de 2015. Foi Gerente de Auditoria da Hirashima & Associados Auditores Independentes de janeiro de 2015 a abril de 2015. Foi Gerente de Auditoria e Risco da SDU Desenvolvimento Urbano S.A. de dezembro de 2011 a maio de 2014. Foi Gerente de Auditoria na Suzano Holding S.A. de novembro de 2006 a maio de 2011. Possui formação em Contabilidade pela Universidade PUC-SP, com MBA em Gestão Financeira e Risco pela FIPECAFI ±Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

Comitê de Ética

Nome Cargo
Alexandre Jerussalmy Coordenador

O Sr. Alexandre Jerussalmy é Diretor sem designação específica da Companhia desde abril de 2024 e atua como Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores. Possui mais 25 anos de carreira, com atuação em grandes empresas no Brasil e no mercado internacional, como Braskem, Braskem Idesa, consórcio Etileno XXI, Archer Daniels Midland e Bank Boston, além de integrar o Conselho de Administração da Wise Reciclagem Plástica e da Refinaria de Petróleo Riograndense S.A. O Sr. Jerussalmy é formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), tendo cursado MBA Executivo em Finanças pelo Insper.

Humberto Rapussi Secretário

O Sr. Humberto Rapussi exerce o cargo de Auditor na Companhia desde 01 de outubro de 2015. É membro do Comitê de Auditoria, eleito em dezembro de 2015 e reeleito em maio de 2016. É membro do Comitê de Ética desde dezembro de 2015. Foi Gerente de Auditoria e Risco da Lenovo de abril de 2015 a setembro de 2015. Foi Gerente de Auditoria da Hirashima & Associados Auditores Independentes de janeiro de 2015 a abril de 2015. Foi Gerente de Auditoria e Risco da SDU Desenvolvimento Urbano S.A. de dezembro de 2011 a maio de 2014. Foi Gerente de Auditoria na Suzano Holding S.A. de novembro de 2006 a maio de 2011. Possui formação em Contabilidade pela Universidade PUC-SP, com MBA em Gestão Financeira e Risco pela FIPECAFI ±Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

Paula Giannetti de Lima Membro

Sra. Paula Giannetti de Lima é Diretora de Recursos Humanos do Grupo Unipar desde fevereiro/2023. É formada em psicologia pela PUC – SP, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FGV SP, com MBA em Administração pela Fundação Dom Cabral e Conselheira Certificada pelo IBGC. Iniciou sua carreira em 1997 na Unilever e tem uma carreira e experiência consolidada na área, tendo atuado como executiva em empresas como Unilever, Banco Real, Santander, Lenovo, Votorantim Cimentos, Travelex Brasil e Inpirali (Grupo Anima). É também professora nos programas de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Recursos Humanos e do Programa de Formação Executiva da FGVSP. Membro e articulista da Comunidade HR4T da Revista HSM Management. Conselheira Independente do Conselho de Administração da Ben.up desde agosto de 1º. de agosto 2022, e membro probono do Comitê de Pessoas no Intituto Ser+(ONG) e do Conselho da AIESEC Brasil (ONG)

Suzana Gomes Santos Suplente

A Sra. Suzana Gomes Santos é Gerente Executiva de Comunicação e Sustentabilidade. Está na Unipar desde outubro de 2021. Graduada em Comunicação Social pela faculdade Facha, tem MBA em Marketing pelo IBMEC e MBA em Gestão Executiva na COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Anteriormente, atuou em diversas posições executivas na Oi, empresa de telecomunicações, tendo como última posição diretoria na área de comunicação e acumulando a presidência do Instituto de Responsabilidade Social Oi Futuro. Iniciou sua carreira no jornalismo, tendo passado por grandes veículos como Gazeta Mercantil e Jornal Estadão. Após 10 anos no jornalismo, a executiva atuou na agência de comunicação Máquina como coordenadora de conta, previamente a atuação na Oi.

Guillermo Petracci Suplente

O Sr. Guillermo Petracci é Diretor Industrial da planta de Bahía Blanca/Argentina desde janeiro/2021. É licenciado em Organização Industrial pela Universidad Tecnologia Nacional. Iniciou sua carreira em 1986 como operador na planta de Bahía Blanca e, ao longo dos anos ocupou diferentes cargos, como Chefe de Produção entre 2003 e 2015, Gerente de Relações Sindicais entre 2015 e 2017 e Gerente de Recursos Humanos entre 2017 e 2021

Rogério Catarinacho Suplente

O Sr. Rogério Catarinacho é Diretor Industrial da planta de Cubatão (Brasil) desde fevereiro/2020. Formado em Engenharia Química pelo Centro Universitário FEI, tem pós-graduação em Administração de Empresas (ESAN), MBA em Gestão Empresarial e Tecnológica para a Indústria Química (UFRJ) e MBA em Gestão de Projetos (FIA). Iniciou a carreira em 1987 na Carbocloro, como engenheiro de processos e ao longo da carreira ocupou diversos cargos, como coordenador de engenharia de projetos e processos, black belt (programa Seis Sigma), gerente de engenharia em 2012 e Diretor Industrial em 2020. Foi conselheiro da Carboprev. É Conselheiro da ABRACE, Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres e Segundo Diretor do CIESP – regional Cubatão.